Qual Melhor Protetor de Motor Para Big Trail? Guia

Leandro Almeida Leblanc
Leandro Almeida Leblanc
12 min. de leitura

Proteger sua big trail é proteger um grande investimento e a sua segurança. Um protetor de motor e carenagem não é um acessório, é um equipamento essencial, principalmente para quem se aventura fora do asfalto.

Este guia vai ajudar você a entender os critérios para escolher a melhor proteção. Embora os produtos analisados sejam para motos de menor cilindrada, eles são exemplos perfeitos para ilustrar os conceitos de material, design e funcionalidade.

Ao final, você saberá exatamente o que procurar para sua moto, seja ela uma Tiger, GS ou Africa Twin.

Critérios Essenciais Para Escolher Seu Protetor

Antes de olhar para marcas e modelos, você precisa entender os pilares de um bom protetor. A escolha certa depende do seu tipo de uso, seja ele urbano, em estradas ou em trilhas pesadas.

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

  • Material de Construção: A maioria dos protetores é feita de aço carbono, conhecido pela alta resistência e capacidade de absorver impacto. O ponto negativo é o peso. Opções em aço inox são mais caras, mas não enferrujam. Protetores de alumínio são mais leves, mas podem trincar sob impacto forte em vez de amassar.
  • Design e Pontos de Fixação: Um bom protetor deve ter múltiplos pontos de fixação no chassi da moto. Isso distribui a força do impacto e evita que um único ponto sofra sobrecarga, o que poderia danificar o quadro. O design tubular deve envolver as partes vitais: tampas do motor, radiador e carenagens.
  • Tipo de Cobertura: Existem protetores que cobrem apenas a parte baixa do motor, outros que se estendem para proteger as carenagens laterais e o tanque, e ainda o protetor de cárter (peito de aço), que protege a parte de baixo do motor contra pedras e obstáculos.
  • Recursos Adicionais: Sliders de proteção, geralmente feitos de nylon, são peças de sacrifício projetadas para deslizar e se desgastar em uma queda, protegendo a estrutura de aço do protetor. Pedaleiras de descanso podem adicionar conforto em viagens longas, mas representam um risco no off-road.

Análise de 10 Protetores de Motor do Mercado

Vamos analisar dez modelos populares para motos de baixa e média cilindrada. Use estas análises como um estudo de caso para aplicar os critérios que discutimos e entender as vantagens e desvantagens de cada tipo de design.

1. Protetor Stunt Race para Fan e Titan 160

Este protetor da Stunt Race tem um design agressivo, claramente inspirado no universo das manobras (stunt). Fabricado em aço carbono, sua estrutura é robusta e projetada para quedas laterais constantes.

Ele vem equipado com sliders de nylon nas extremidades, que são fundamentais para absorver o primeiro impacto e permitir que a moto deslize, minimizando danos tanto ao protetor quanto à moto.

O formato "gaiola" (cage) oferece uma cobertura ampla para as laterais do motor e parte das pernas do piloto.

Este modelo é ideal para o motociclista que busca um visual mais esportivo e uma proteção focada em quedas no asfalto. Para quem pratica manobras ou simplesmente quer a máxima proteção lateral para o motor em ambiente urbano, ele é uma escolha excelente.

Contudo, seu design volumoso e com pontas pode não ser o mais indicado para trilhas fechadas, onde poderia enroscar em galhos e obstáculos.

Prós
  • Proteção robusta com design 'cage' que cobre bem o motor.
  • Inclui sliders de proteção em nylon, que são substituíveis.
  • Construção em aço carbono garante alta resistência a impactos.
Contras
  • Design volumoso pode ser um problema em corredores apertados.
  • Não oferece proteção para a parte inferior do motor (cárter).
  • Estilo 'stunt' pode não agradar a todos os perfis de motociclistas.

2. Protetor de Motor Coyote com Apoio para Pés - Pop 110

O protetor da Coyote para a Pop 110 foca em funcionalidade dupla: proteção e conforto. Construído em tubo de aço carbono, ele protege as laterais do pequeno motor contra tombos parados ou em baixa velocidade.

O grande diferencial é a inclusão de um pequeno apoio para os pés, que permite ao piloto esticar as pernas, um recurso útil para quem passa muitas horas na moto, como entregadores.

Para o trabalhador sobre duas rodas que utiliza a Pop 110 como ferramenta diária, este protetor é uma solução inteligente. Ele une a segurança essencial contra pequenas quedas urbanas com um benefício ergonômico.

Para um piloto de big trail, este modelo serve para ilustrar o conceito de protetor com pedaleira, mostrando como a funcionalidade de conforto é integrada ao design.

Prós
  • Oferece proteção e conforto com o apoio para os pés integrado.
  • Ideal para uso urbano e para quem trabalha com a moto.
  • Custo-benefício atraente para proteção básica.
Contras
  • O apoio para os pés pode ser um ponto de engate em obstáculos.
  • A cobertura de proteção é limitada às laterais do motor.
  • Acabamento da pintura pode exigir retoques para evitar ferrugem.

3. Protetor de Motor Coyote com Pedais - XRE 190

Similar ao modelo para a Pop 110, este protetor da Coyote para a XRE 190 também incorpora pedaleiras de descanso. No entanto, seu design é mais robusto para acompanhar as linhas da pequena trail da Honda.

A estrutura tubular de aço carbono se estende um pouco mais para cima, oferecendo alguma proteção para as abas do tanque. A instalação aproveita pontos de fixação existentes no chassi, garantindo boa distribuição de energia em caso de queda.

Este produto é perfeito para o proprietário da XRE 190 que faz viagens curtas ou usa a moto para deslocamentos diários e quer mais conforto. As pedaleiras são um alívio em trechos de estrada.

Para o contexto das big trails, ele exemplifica um protetor de nível intermediário, que já começa a se preocupar com as carenagens, e não apenas com o motor. O ponto de atenção, novamente, é o risco que as pedaleiras fixas representam em uso off-road.

Prós
  • Pedaleiras de descanso melhoram o conforto em viagens.
  • Design acompanha as linhas da moto, oferecendo boa estética.
  • Protege o motor e a parte inferior das carenagens.
Contras
  • Pedaleiras fixas são um ponto de risco em trilhas.
  • A qualidade das soldas pode variar entre as unidades.
  • O peso adicional do aço carbono é perceptível na pilotagem.

4. Kit Protetor de Motor e Traseiro Coyote - Pop 110

Aqui temos um exemplo de solução de proteção completa para uma moto de baixa cilindrada. O kit da Coyote para a Pop 110 inclui não apenas o protetor de motor dianteiro, mas também um protetor traseiro que funciona como afastador de alforjes.

Ambos são feitos de aço carbono e seguem um design simples e funcional. A proteção traseira é vital para quem usa a moto com bagagem ou transporta passageiros com frequência.

Este kit é a escolha definitiva para quem depende da Pop 110 para transporte de carga ou para trabalho e precisa de proteção 360 graus. Para o piloto de big trail, a lição aqui é a importância de pensar na proteção de forma integrada.

Proteger a traseira da moto, especialmente as saídas de escape e as malas laterais, é tão importante quanto proteger o motor, principalmente em viagens de longa distância.

Prós
  • Solução completa de proteção dianteira e traseira.
  • Protetor traseiro serve como afastador de alforjes.
  • Excelente custo-benefício para proteção integral.
Contras
  • Adiciona peso significativo a uma moto já leve.
  • O design é puramente funcional, sem grande apelo estético.
  • Instalação do kit completo pode ser mais complexa.

5. Protetor de Motor e Carenagem Coyote - ADV 150

O protetor para a scooter aventureira ADV 150 é um excelente exemplo de design adaptado. A Coyote criou uma estrutura que envolve as carenagens plásticas laterais, que são extensas e vulneráveis neste modelo.

Feito de aço carbono, o protetor se integra bem às linhas da moto, oferecendo proteção robusta sem parecer um acessório improvisado. Ele cobre desde a parte inferior perto da plataforma dos pés até a altura do farol.

Este é o protetor ideal para o dono de uma ADV 150 que leva a proposta aventureira a sério, pegando estradas de terra leves, ou simplesmente para quem quer proteger as caras carenagens no trânsito urbano.

Para o universo das big trails, este produto mostra como um protetor deve ser desenhado especificamente para o modelo, protegendo os pontos mais vulneráveis, que em uma scooter são as grandes peças plásticas.

Prós
  • Cobertura excelente para as carenagens plásticas.
  • Design bem integrado à estética da scooter.
  • Construção robusta em aço carbono.
Contras
  • Pode dificultar o acesso para manutenção em alguns componentes.
  • Adiciona um volume considerável à largura da moto.
  • Não possui sliders de proteção nas extremidades.

6. Protetor Coyote Style para Haojue DR 160

O modelo 'Style' da Coyote para a DR 160 busca um equilíbrio entre proteção e estética. Ele possui um design mais compacto e discreto que outros protetores da marca, focando na proteção do motor sem cobrir excessivamente as carenagens.

A ideia é oferecer segurança contra tombos leves sem alterar drasticamente o visual naked da moto. A construção continua sendo em aço carbono, garantindo a resistência.

Perfeito para o motociclista que valoriza a estética original da sua DR 160, mas não abre mão de uma proteção essencial para o motor. Este protetor é para quem usa a moto principalmente no asfalto e quer segurança contra incidentes do dia a dia.

Para um dono de big trail, isso mostra que existem opções mais minimalistas, ideais para quem prioriza o visual e faz um uso menos extremo da motocicleta.

Prós
  • Design discreto que preserva a estética da moto.
  • Oferece proteção essencial para o motor.
  • Mais leve e menos volumoso que os modelos 'cage'.
Contras
  • Cobertura de proteção é limitada, deixando carenagens expostas.
  • Pode não ser suficiente para quedas em maior velocidade.
  • Ausência de sliders ou pedaleiras.

7. Protetor Stunt Race Cage para FZ-15

Novamente, a Stunt Race traz um protetor estilo 'cage' para a Yamaha FZ-15, focado em máxima resistência. A estrutura envolve completamente as laterais do motor e se estende para proteger as aletas do tanque.

Equipado com sliders de nylon, ele está pronto para o uso intenso e quedas repetidas, como as que ocorrem em treinos de manobras. A pintura eletrostática oferece um bom acabamento e resistência à corrosão.

Este é o acessório certo para o dono de FZ-15 que tem um estilo de pilotagem agressivo ou que quer a tranquilidade de saber que sua moto está o mais protegida possível no ambiente urbano.

Para o piloto de big trail, este é um exemplo claro de um protetor 'heavy-duty'. O conceito de uma gaiola de aço com pontos de sacrifício (sliders) é diretamente aplicável aos melhores protetores para uso off-road pesado.

Prós
  • Proteção máxima com design 'cage' envolvente.
  • Sliders de nylon para absorção e deslizamento no impacto.
  • Visual agressivo que complementa o estilo da moto.
Contras
  • Peso elevado pode afetar a agilidade da moto.
  • Instalação requer cuidado para garantir o alinhamento perfeito.
  • Pode ser excessivo para um motociclista de perfil conservador.

8. Kit Protetor de Motor e Escapamento Coyote - ADV 150

Este kit da Coyote para a ADV 150 vai além do protetor de carenagem. Ele inclui uma peça específica para proteger o silencioso do escapamento. Em uma scooter, o escapamento fica em uma posição lateral e baixa, extremamente vulnerável a tombos para o lado direito.

A peça adicional é uma grade de aço carbono que absorve o impacto, evitando amassar ou ralar a ponteira original, que é uma peça cara.

Ideal para o proprietário cuidadoso da ADV 150 que quer minimizar todos os custos de reparo em caso de uma queda. A proteção de escape é um detalhe que muitos esquecem. Para o piloto de big trail, isso reforça a ideia de proteção modular.

Muitas vezes, além do protetor principal, você pode adquirir proteções específicas para o farol, reservatórios de fluido de freio e, claro, o escapamento.

Prós
  • Kit inclui proteção específica para o escapamento.
  • Solução completa para os pontos mais vulneráveis da scooter.
  • Bom custo-benefício ao comprar o kit em vez das peças separadas.
Contras
  • Adiciona mais peso e complexidade na instalação.
  • O protetor de escape pode reter sujeira e dificultar a limpeza.
  • Design das peças pode não ser harmonioso para todos.

9. Protetor de Motor Coyote com Pedaleiras - Crosser 150

Este protetor para a Yamaha Crosser 150 segue a fórmula de sucesso da Coyote, combinando proteção de aço carbono com a funcionalidade de pedaleiras de descanso. O design é pensado para a proposta de dupla utilização da Crosser, servindo bem tanto na cidade quanto em estradas de terra leves.

A estrutura tubular protege as laterais do motor e a parte inferior das pequenas carenagens do tanque.

É a escolha perfeita para o piloto da Crosser 150 que faz viagens e quer um ponto extra de conforto, ou para quem simplesmente gosta da estética mais robusta que o acessório confere.

A análise para o dono de big trail é a mesma dos outros modelos com pedaleira: avalie o trade-off entre o conforto no asfalto e o risco aumentado de enroscar em obstáculos no off-road.

Prós
  • Funcionalidade 2 em 1 com proteção e pedaleiras de descanso.
  • Construção sólida em aço carbono.
  • Design coerente com a proposta da moto.
Contras
  • Pedaleiras fixas representam um perigo em trilhas.
  • Pode oxidar em pontos onde a pintura é danificada.
  • O peso extra é mais sentido em uma moto de baixa cilindrada.

10. Protetor de Cárter Filistore para Bros 150/160

Diferente de todos os outros da lista, este não é um protetor de motor lateral, e sim um protetor de cárter, também conhecido como 'peito de aço'. Fabricado em chapa de aço, sua única função é proteger a parte inferior do motor contra impactos de pedras, galhos e outros detritos comuns em estradas não pavimentadas.

Sua instalação é simples, fixada na parte de baixo do quadro.

Este é um acessório indispensável para qualquer proprietário de Bros que realmente usa a moto no off-road. Um furo no cárter significa vazamento de óleo e o fim do motor. Para o piloto de big trail, este produto exemplifica o tipo de proteção mais crítica para o uso em aventura.

Em uma big trail, o protetor de cárter, geralmente feito de alumínio naval espesso, é a primeira linha de defesa do coração da sua moto em terrenos acidentados.

Prós
  • Proteção essencial e direta para a parte inferior do motor.
  • Material robusto (chapa de aço).
  • Acessório fundamental para quem pratica off-road.
Contras
  • Não oferece nenhuma proteção contra quedas laterais.
  • Pode acumular barro e dificultar a refrigeração e limpeza.
  • A qualidade da chapa e da solda é crucial para a eficácia.

Protetor com Pedaleira: Conforto ou Risco?

A ideia de ter um lugar para esticar as pernas durante uma viagem longa é muito atraente. Protetores com pedaleiras integradas oferecem exatamente isso e podem aumentar significativamente o conforto em longos trechos de asfalto.

Eles permitem variar a posição de pilotagem, aliviando a pressão nos joelhos e quadris.

O problema surge quando você sai do asfalto. Para um piloto de big trail, que enfrenta trilhas, valas e terrenos irregulares, essas pedaleiras fixas se transformam em ganchos. Elas podem facilmente enroscar em um galho, raiz ou na beirada de uma vala, causando uma queda súbita e perigosa.

Além disso, em uma queda lateral, a pedaleira pode concentrar a força do impacto em um ponto pequeno do chassi, aumentando o risco de dano estrutural. Para uso off-road sério, a recomendação é clara: evite protetores com pedaleiras fixas.

Se o conforto for prioridade, busque modelos com pedaleiras retráteis ou removíveis.

Motor vs. Cárter: Qual Proteção é Mais Importante?

Essa é uma dúvida comum, mas a resposta é que são proteções complementares, não excludentes. O protetor de motor e carenagem, geralmente tubular, é projetado para tombos. Ele protege as laterais, como as tampas do motor, o radiador e as caras peças plásticas, de arranhões e quebras em uma queda para o lado.

Já o protetor de cárter, ou peito de aço, protege a parte de baixo do motor. Sua função é defender o reservatório de óleo de impactos frontais e inferiores, como pedras arremessadas pela roda dianteira ou o choque contra uma lombada ou rocha na trilha.

Um furo no cárter pode causar a perda total do óleo, fundindo o motor em minutos. Para uma big trail, que por natureza foi feita para a aventura, ambas as proteções são vitais. O ideal é ter um kit completo: protetor de motor e carenagem para as quedas e um protetor de cárter robusto para os obstáculos do caminho.

Material do Protetor: Aço Carbono é a Melhor Opção?

O aço carbono domina o mercado de protetores por uma boa razão: sua excelente relação entre resistência e custo. Ele é forte o suficiente para aguentar impactos fortes, e tem a capacidade de amassar, absorvendo a energia que iria para o chassi da moto.

Seu principal ponto negativo é o peso e a vulnerabilidade à ferrugem se a camada de pintura for comprometida.

Existem alternativas. O aço inoxidável oferece resistência similar ou superior e, como o nome diz, não enferruja. Isso o torna uma ótima opção para quem roda em regiões litorâneas ou não quer se preocupar com retoques na pintura, mas seu custo é consideravelmente mais alto.

O alumínio, por sua vez, é muito mais leve, o que agrada pilotos preocupados com o desempenho e a agilidade da moto. Contudo, ele é menos resistente que o aço a impactos pontiagudos e tende a trincar em vez de amassar, o que pode dificultar ou impossibilitar o reparo.

Para o uso severo no off-road, o aço carbono ou o aço inox ainda são as escolhas mais seguras e confiáveis para a maioria dos pilotos de big trail.

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