Qual Melhor Pneu Para Moto: Aderência no Asfalto ou Off-Road?

Leandro Almeida Leblanc
Leandro Almeida Leblanc
12 min. de leitura

Escolher o pneu certo para sua moto vai muito além de apenas encontrar a medida correta. A escolha define a segurança da sua pilotagem, o conforto em longos trajetos e até o consumo de combustível.

Este guia analisa os 10 pneus mais relevantes do mercado, detalhando para qual tipo de motociclista e terreno cada um foi projetado. Aqui, você encontrará informações claras para decidir entre aderência máxima, durabilidade para o dia a dia ou versatilidade para qualquer caminho.

Como Escolher o Pneu Certo Para Sua Moto

Antes de analisar os modelos, entenda os três pilares para uma boa escolha. Primeiro, verifique a medida do pneu de moto recomendada pelo fabricante. Essa informação está no manual do proprietário e é fundamental para a estabilidade e segurança.

Usar uma medida diferente pode comprometer a ciclística da moto. Segundo, avalie seu roteiro mais comum. Você roda 90% do tempo em asfalto urbano, enfrenta estradas de terra nos finais de semana ou busca performance em rodovias?

A resposta aponta diretamente para um tipo de pneu: on-road, off-road ou misto. Por fim, defina seu orçamento, lembrando que o pneu é um item de segurança. Um pneu premium pode ter um custo inicial maior, mas geralmente oferece mais aderência e tecnologias que justificam o investimento.

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Análise: 10 Melhores Pneus Para Diferentes Estilos

1. Michelin City Extra 90/90-18 (Urbano Premium)

O Michelin City Extra é a evolução do aclamado City Pro, projetado para ser o pneu definitivo para o uso urbano intenso. Sua principal característica é a excepcional durabilidade, resultado da tecnologia de construção robusta da Michelin.

O composto de borracha e o desenho da banda de rodagem foram otimizados para resistir ao desgaste do asfalto abrasivo das cidades, prometendo uma quilometragem superior aos concorrentes.

Além disso, a aderência em piso molhado é um ponto forte, graças aos sulcos profundos que escoam a água com eficiência, transmitindo mais segurança em dias de chuva.

Este pneu é a escolha ideal para motociclistas que usam a moto como ferramenta de trabalho, como entregadores e motofretistas, ou para quem roda longas distâncias diariamente na cidade.

Se você busca um pneu que minimize as trocas e ofereça segurança constante, especialmente na chuva, o City Extra justifica seu investimento. É uma excelente opção de pneu para CG 150, Titan, Fan e YBR, onde a durabilidade é um fator econômico decisivo.

Prós
  • Durabilidade excepcional, ideal para alta quilometragem.
  • Excelente aderência em piso molhado.
  • Construção reforçada contra furos e danos.
Contras
  • Preço inicial mais elevado em comparação com marcas de entrada.
  • Foco total em asfalto, não sendo adequado para qualquer trecho de terra.

2. Pirelli MT60 110/90-17 (Uso Misto/Trail)

O Pirelli MT60 é um nome icônico no segmento de uso misto. Equipando de fábrica modelos como a Honda Bros, ele é a referência de equilíbrio entre performance no asfalto e capacidade em estradas de terra batida.

Seu desenho com blocos grandes e espaçados garante boa tração na terra, enquanto a disposição otimizada desses blocos oferece uma área de contato suficiente para proporcionar segurança e estabilidade em curvas no asfalto.

É um pneu que não te deixa na mão quando o asfalto acaba.

Para o proprietário de uma moto trail como a Bros, XRE 190 ou Crosser, o MT60 é a escolha natural. Ele é perfeito para quem vive em áreas rurais, cidades com pavimentação ruim ou para o motociclista que gosta de pegar uma estrada de chão no fim de semana sem sacrificar o desempenho durante a semana na cidade.

Se sua rotina inclui tanto asfalto quanto terra, este pneu oferece a versatilidade que você precisa.

Prós
  • Excelente versatilidade para asfalto e terra.
  • Boa aderência em diferentes tipos de solo.
  • Pneu original de fábrica de muitas motos trail, garantindo compatibilidade.
Contras
  • O desgaste no asfalto é mais rápido do que um pneu 100% on-road.
  • O ruído de rolamento no asfalto é um pouco mais alto.

3. Vipal ST300 Traseiro 90/90-18 (Custo-Benefício Urbano)

O Vipal ST300 se posiciona como uma das melhores opções para quem busca um pneu urbano com excelente custo-benefício. A marca Vipal é conhecida no Brasil por sua durabilidade e o ST300 não foge à regra.

Ele foi desenvolvido com foco no motociclista que precisa de um pneu confiável para o dia a dia, sem gastar muito. O desenho da banda de rodagem é funcional, com sulcos que ajudam na drenagem da água e garantem uma rodagem segura em condições normais de uso.

Este pneu é perfeito para estudantes, trabalhadores e qualquer pessoa que utilize uma moto street de baixa cilindrada, como a CG 160, Fan ou Factor, e tem um orçamento mais controlado.

Se você precisa de um pneu traseiro novo que seja durável para o trânsito urbano e não quer investir em um modelo premium, o Vipal ST300 entrega um desempenho honesto por um preço justo.

É a escolha pragmática para quem roda bastante e vê a moto como um transporte.

Prós
  • Excelente custo-benefício.
  • Boa durabilidade para o uso urbano.
  • Marca nacional com ampla disponibilidade.
Contras
  • A aderência em piso molhado não se compara aos modelos premium.
  • Composto mais duro pode transmitir mais as imperfeições do solo.

4. Jogo Technic T&C Dianteiro e Traseiro (Kit Urbano)

O kit da Technic, modelo T&C, oferece uma solução completa e econômica para a troca dos pneus dianteiro e traseiro de motos urbanas. A principal vantagem aqui é a conveniência de comprar o par de uma vez, garantindo que ambos os pneus tenham o mesmo desenho e características, o que é ideal para o equilíbrio da moto.

O T&C (Touring & City) é um pneu de rua, com um desenho clássico que visa a durabilidade e a estabilidade em retas.

Se você precisa trocar os dois pneus da sua moto street e está buscando a opção mais econômica possível, este kit é para você. É uma escolha direcionada para motociclistas que não exigem alta performance em curvas ou em piso molhado, mas precisam de pneus novos para rodar com segurança em trajetos curtos e urbanos.

Para quem acabou de comprar uma moto usada com pneus gastos, este kit representa uma forma acessível de colocar a moto em ordem.

Prós
  • Preço muito competitivo para o jogo completo.
  • Conveniência de comprar o par dianteiro e traseiro juntos.
  • Desempenho adequado para uso urbano básico.
Contras
  • Aderência e durabilidade inferiores às marcas de primeira linha.
  • Tecnologia mais simples, com performance limitada em situações exigentes.

5. Maggion Winner Traseiro 80/100-14 (Para Biz/Pop)

O Maggion Winner é um pneu projetado especificamente para as necessidades das CUBs, como a Honda Biz e a Pop 110i. Sua estrutura é reforçada para aguentar o constante anda e para do trânsito urbano, além do transporte de garupa e pequenas cargas.

A banda de rodagem do Winner foi desenhada para oferecer boa durabilidade e uma condução segura no asfalto seco, que é o cenário principal de uso para essas motos.

Este pneu é a escolha ideal para o proprietário de uma Honda Biz ou Pop que busca um pneu traseiro de reposição com preço baixo e boa longevidade. É um pneu para quem usa a moto para ir ao trabalho, faculdade ou para fazer pequenas entregas no bairro.

Se a sua prioridade máxima é a economia na hora da troca e uma durabilidade aceitável para o dia a dia, o Maggion Winner cumpre bem essa função.

Prós
  • Preço extremamente acessível.
  • Boa durabilidade para o segmento de CUBs.
  • Desenvolvido para as medidas e o uso típico da Biz e Pop.
Contras
  • Aderência em piso molhado é apenas funcional, exige cautela.
  • Conforto de rodagem pode ser inferior a opções mais caras.

6. Pirelli Mt60 Dianteiro 90/90-19 (Uso Misto/Trail)

Complementando a análise do pneu traseiro, o Pirelli MT60 dianteiro na medida 90/90-19 é fundamental para o conjunto de uso misto. O pneu dianteiro é crucial para a dirigibilidade, sendo responsável por direcionar a moto e garantir a aderência em frenagens e curvas.

O desenho do MT60 dianteiro é otimizado para cortar a água e a lama, mantendo o controle da direção, enquanto os blocos laterais dão confiança para inclinar a moto tanto no asfalto quanto na terra.

Este pneu é destinado aos motociclistas de modelos trail que utilizam aro 19 na dianteira, como a Honda XRE 190 e a Yamaha Crosser 150. Se você já tem ou pretende colocar um MT60 na traseira, usar o par da mesma linha é a decisão correta para ter um comportamento dinâmico equilibrado e previsível.

É para quem não abre mão da capacidade de sair do asfalto e precisa de um pneu dianteiro que transmita segurança em qualquer terreno.

Prós
  • Excelente performance de direção em terrenos mistos.
  • Transmite segurança em curvas e frenagens.
  • Forma o par ideal com o MT60 traseiro para um conjunto equilibrado.
Contras
  • Assim como o traseiro, o desgaste no asfalto é mais acentuado.
  • Custo mais elevado que opções de uso exclusivo on-road.

7. Vipal TR300 Dianteiro 60/100-17 (Para Biz/Pop)

O Vipal TR300 é a proposta da marca para o pneu dianteiro de motos CUB, como a Honda Biz. Seu desenho com um sulco central profundo e contínuo foi projetado para garantir boa estabilidade em retas e uma eficiente drenagem de água.

Isso melhora a segurança em dias de chuva, um ponto crítico para pneus mais finos. A Vipal foca em entregar um produto com boa vida útil, alinhado com a proposta de ser uma alternativa econômica.

Para o dono de uma Biz, Pop ou Crypton que precisa trocar o pneu dianteiro e busca uma opção com bom preço e um foco extra na segurança em piso molhado, o TR300 é uma alternativa interessante.

Ele compete diretamente com o Maggion Winner, mas se diferencia pelo desenho da banda de rodagem, que pode agradar quem se preocupa mais com a chuva. É uma escolha racional para o uso diário e urbano.

Prós
  • Bom custo-benefício.
  • Desenho otimizado para drenagem de água.
  • Boa estabilidade em retas.
Contras
  • Aderência em curvas não é seu ponto forte.
  • O composto pode ser percebido como duro por alguns pilotos.

8. Maggion Viper Dianteiro 90/90-21 (Foco Off-Road)

O Maggion Viper é um pneu com uma proposta clara: off-road. Com seus blocos altos e bem espaçados, ele foi feito para cravar na terra, lama e areia, oferecendo o máximo de tração e controle direcional fora do asfalto.

A medida 90/90-21 é padrão para a roda dianteira da maioria das motos de enduro e trail de média e alta cilindrada, como a Honda Tornado, a Falcon e a Lander.

Este pneu não é para quem usa a moto na cidade. Ele é a escolha certa para o trilheiro de final de semana, para quem participa de provas de enduro ou para quem mora em locais onde o acesso é majoritariamente por estradas de terra.

Se você precisa de máxima performance em terrenos acidentados e usa o asfalto apenas para pequenos deslocamentos até a trilha, o Viper entregará a aderência agressiva que você procura.

Prós
  • Aderência excepcional em terra, lama e terrenos soltos.
  • Construção robusta para aguentar impactos do off-road.
  • Preço competitivo para um pneu de nicho.
Contras
  • Performance muito ruim no asfalto: ruidoso, desgasta rápido e tem baixa aderência.
  • Vibração excessiva em velocidades de rodovia.

9. Pro Tork STR 7000 Traseiro 80/100-14 (Alternativa Biz)

A Pro Tork, conhecida por sua vasta gama de acessórios para motociclistas, também oferece pneus como o STR 7000. Este modelo na medida 80/100-14 é mais uma alternativa de baixo custo para equipar a roda traseira de motos como a Honda Biz.

O desenho da banda de rodagem é convencional para o uso urbano, focado em durabilidade e um desempenho seguro para o dia a dia.

Se você é um motociclista que busca o menor preço possível na hora da troca do pneu traseiro da sua Biz ou Pop, o Pro Tork STR 7000 é um concorrente direto do Maggion e do Vipal. A escolha entre eles muitas vezes se resume à disponibilidade na sua região e a pequenas diferenças de preço.

É um pneu para quem não tem altas exigências de performance e só precisa de um componente novo e funcional para continuar rodando.

Prós
  • Um dos preços mais baixos do mercado.
  • Disponibilidade em muitas lojas de motopeças.
  • Cumpre a função básica para uso urbano.
Contras
  • Durabilidade e aderência são geralmente inferiores às marcas concorrentes.
  • Pode apresentar desempenho inconsistente em condições adversas.

10. Levorin Matrix Traseiro 90/90-18 (Opção Urbana)

O Levorin Matrix é um pneu bem estabelecido no mercado de reposição para motos street de baixa cilindrada. A Levorin, agora parte do grupo Michelin, posiciona o Matrix como uma opção confiável para o uso urbano.

Seu desenho busca um bom equilíbrio entre escoamento de água e uma área de contato sólida para garantir estabilidade. É conhecido por ter uma boa durabilidade, o que o torna uma escolha popular.

Este pneu é para o proprietário de uma CG, YBR ou Factor que busca uma alternativa às marcas de entrada como Technic e Pro Tork, mas não quer pagar o preço de um Michelin. O Matrix se encaixa como um intermediário, oferecendo uma qualidade de construção e durabilidade um pouco superiores.

Se você quer um pneu confiável para rodar na cidade sem sustos e com uma boa vida útil, o Levorin Matrix é uma escolha sólida.

Prós
  • Bom equilíbrio entre preço e qualidade.
  • Durabilidade reconhecida no mercado.
  • Marca com a chancela do grupo Michelin.
Contras
  • Aderência em piso molhado, embora segura, não é referência.
  • Não é a opção mais barata disponível.

On-Road, Off-Road ou Misto: Qual a Diferença?

Entender a finalidade de cada tipo de pneu é o primeiro passo para acertar na escolha. Eles se dividem em três categorias principais:

  • Pneus On-Road (Street): Possuem banda de rodagem com poucos sulcos, maximizando a área de contato com o asfalto. Oferecem máxima aderência, estabilidade e silêncio em piso pavimentado. Ideais para quem roda apenas em cidades e rodovias.
  • Pneus Off-Road (Cravados): Caracterizados por blocos (cravos) grandes e espaçados. São projetados para penetrar em terrenos macios como terra, lama e areia, garantindo tração. No asfalto, são barulhentos, instáveis e se desgastam muito rápido.
  • Pneus de Uso Misto (Trail): São o meio-termo. Possuem blocos mais baixos e juntos que os off-road, permitindo um desempenho aceitável no asfalto, mas ainda com capacidade de tração em estradas de terra batida. É a escolha para motos trail.

Durabilidade vs. Aderência: O Que Priorizar no Pneu?

Existe um conflito técnico fundamental na fabricação de pneus: durabilidade versus aderência. Pneus com compostos de borracha mais macios "grudam" melhor no asfalto, oferecendo mais segurança em curvas e frenagens, especialmente no molhado.

O preço dessa segurança é um desgaste mais rápido. Pneus com compostos mais duros resistem melhor à abrasão, durando muito mais. A desvantagem é uma aderência menor, que exige mais cautela do piloto.

A sua decisão deve se basear no seu perfil. Para quem usa a moto para trabalhar e roda centenas de quilômetros por semana, a durabilidade do pneu se traduz em economia, sendo um fator prioritário.

Já para quem usa a moto para lazer ou em estradas sinuosas, priorizar a aderência é priorizar a segurança e a performance. Modelos premium, como os da Michelin, conseguem entregar um equilíbrio melhor entre esses dois pontos graças a tecnologias mais avançadas, como o uso de sílica no composto.

Pneu Com ou Sem Câmara (Tubeless): Vantagens

A escolha entre um pneu que usa câmara de ar (Tube Type, TT) e um que não usa (Tubeless, TL) depende, primeiramente, do tipo de roda da sua moto. Rodas raiadas geralmente exigem o uso de câmara, enquanto rodas de liga leve são compatíveis com pneus sem câmara.

Quando há a opção, o pneu sem câmara oferece vantagens importantes:

  • Segurança: Em caso de furo, o pneu tubeless esvazia lentamente, permitindo que o piloto mantenha o controle da moto e pare em segurança. Um pneu com câmara pode esvaziar instantaneamente, causando a perda de controle.
  • Praticidade no Reparo: Furos em pneus sem câmara podem ser reparados rapidamente com um pequeno macarrão, sem a necessidade de desmontar a roda. Reparar uma câmara furada é um processo muito mais trabalhoso.
  • Performance: Pneus sem câmara são geralmente mais leves, o que reduz a massa não suspensa da moto e pode melhorar levemente a agilidade e a resposta da suspensão.

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