Qual Melhor Escapamento para Moto Custom? Guia Ronco

Leandro Almeida Leblanc
Leandro Almeida Leblanc
11 min. de leitura

Mudar o escapamento é uma das primeiras e mais impactantes modificações em um projeto de customização de moto. A alteração transforma o som, o visual e até a personalidade do veículo.

Este guia analisa em detalhes 10 opções de escapamentos esportivos, focados em motos populares como a linha Honda Titan, Fan e Biz. Aqui, você encontrará as informações necessárias para escolher o modelo que produz o ronco esportivo ideal para o seu estilo, entendendo as diferenças de material, design e para quem cada produto é mais indicado.

Critérios para Escolher um Escape para Customização

Antes de decidir, você precisa avaliar três pontos fundamentais. Primeiro, o som. Você prefere um ronco mais grave e encorpado ou um som mais agudo e estridente, típico de motos de corrida?

O design interno do abafador define essa característica. Segundo, o visual. O acabamento pode ser cromado para um estilo clássico, preto fosco para um visual mais agressivo, ou colorido para combinar com a pintura da sua moto.

O formato da ponteira, como os modelos Mini GP, também muda completamente a estética. Por fim, a compatibilidade. Verifique se o escapamento foi projetado especificamente para o modelo e o ano da sua moto para garantir uma instalação sem adaptações.

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

Análise: 10 Escapamentos para Customizar Sua Moto

1. Pro Tork Escape Sport para Titan 150 Cromado

Este modelo é uma porta de entrada para quem busca o primeiro upgrade de som. O Pro Tork Sport, também conhecido como V3, oferece um ronco mais encorpado e grave que o original, mas sem o volume extremo de outros modelos esportivos.

O seu design é discreto, lembrando o formato do escapamento de fábrica, o que o torna uma opção interessante para quem quer um som diferente sem chamar atenção excessiva pelo visual.

A construção em aço carbono com acabamento cromado entrega um visual clássico e limpo.

A escolha deste escapamento é perfeita para o motociclista do dia a dia que usa a Titan 150 para trabalho ou deslocamentos urbanos e deseja mais presença sonora no trânsito. Ele é ideal para quem quer sair da monotonia do som original, mas considera os modelos GP muito barulhentos ou estilisticamente exagerados.

A instalação é direta, sem necessidade de adaptações, o que facilita a troca para quem tem pouca experiência com mecânica.

Prós
  • Ronco grave e moderado, ideal para uso urbano.
  • Design discreto que imita o original.
  • Excelente custo-benefício para um primeiro upgrade.
Contras
  • O acabamento cromado exige polimento regular para evitar ferrugem.
  • Pode não satisfazer quem busca um som extremamente alto e agressivo.
  • Construído em aço, é mais pesado que opções com ponteira de alumínio.

2. Super Adventure Mini GP Roncar para Pop 100

Levar o estilo de competição para uma moto utilitária é a proposta deste escapamento da Roncar. O formato Mini GP, com sua ponteira curta e grossa, transforma radicalmente o visual da Pop 100, conferindo uma aparência de moto preparada.

O som produzido é agudo e bastante alto, característico do design GP, que possui pouca restrição interna. A peça é leve e compacta, o que também contribui para a sensação de agilidade.

Este produto é para o dono de Pop 100 que não tem medo de ousar e quer que sua moto se destaque na multidão. Se você busca um visual de corrida e um ronco esportivo que anuncia sua chegada, esta é a escolha certa.

É uma modificação puramente estética e sonora, voltada para o público jovem que participa de encontros de motos ou simplesmente curte um estilo mais arrojado para sua CUB.

Prós
  • Visual de competição que transforma a estética da Pop 100.
  • Ronco agudo e alto, com forte apelo esportivo.
  • Construção leve e compacta.
Contras
  • O volume do som pode ser excessivo para o uso diário e gerar incômodo.
  • A falta de restrição pode causar perda de torque em baixas rotações.
  • Acabamento simples, focado mais no estilo do que na durabilidade a longo prazo.

3. Protork GP Ronco Esportivo para Titan 99

O Pro Tork GP para a Titan 99 é uma peça que combina nostalgia com agressividade. Ele foi desenvolvido para dar uma nova vida às gerações mais antigas da Honda Titan, oferecendo o popular estilo GP de ponteira curta.

O resultado é um som estridente e aberto, com um volume consideravelmente alto, que muda por completo a experiência de pilotar a moto. O acabamento em preto fosco confere um ar de modernidade e customização a um modelo clássico.

Este escapamento é destinado aos entusiastas e donos da icônica Titan 99 que estão em um projeto de restauração ou customização. É a escolha para quem quer modernizar a moto com um ronco esportivo e um visual de pista, abandonando o som e a aparência originais.

Se o seu objetivo é criar uma 'Titan-café' ou um projeto streetfighter, este escape complementa perfeitamente a proposta.

Prós
  • Oferece um visual de corrida moderno para um modelo de moto clássico.
  • Som extremamente alto e agudo, para quem quer máxima presença.
  • Compatibilidade direta com a Titan 99, sem necessidade de gambiarras.
Contras
  • O ruído elevado pode atrair atenção indesejada e não é confortável para longas viagens.
  • A pintura preto fosco pode riscar com facilidade durante a instalação ou uso.
  • A mudança drástica no fluxo de gases pode exigir um ajuste na carburação para um funcionamento ideal.

4. Pro Tork Mini GP para Biz 125 Cromado

Aplicar um estilo de competição a uma Honda Biz 125 é uma escolha audaciosa, e o Pro Tork Mini GP cromado foi feito para isso. A ponteira curta e o acabamento brilhante criam um contraste forte com o design utilitário da Biz, transformando-a em um veículo que chama atenção por onde passa.

O som é aberto e agudo, seguindo o padrão dos escapamentos de fluxo direto, o que garante um ronco esportivo bem definido e alto.

Este produto é para o proprietário de Biz 125 que a vê como uma tela em branco para customização, não apenas como um meio de transporte. É ideal para quem quer quebrar o estereótipo da moto e adicionar uma dose de ousadia e esportividade.

Se você frequenta eventos de motos customizadas ou simplesmente gosta de ter um veículo único, este escapamento cumpre a missão com louvor.

Prós
  • Estilo GP confere um visual único e esportivo para a Biz.
  • Acabamento cromado oferece um brilho que se destaca.
  • Ronco alto e agudo que diferencia a moto no trânsito.
Contras
  • O som pode ser cansativo em trajetos mais longos ou no dia a dia.
  • O cromo de baixo custo tende a amarelar ou descascar se não for bem cuidado.
  • Totalmente focado em estilo, com pouca ou nenhuma melhoria de performance real.

5. Pro Tork Competition Esportivo para Titan 160

A linha Competition da Pro Tork eleva o nível de personalização ao adicionar uma ponteira de alumínio colorida. Este modelo para a Titan 160 combina um corpo de aço em preto fosco com uma ponteira preta, criando um visual sóbrio e agressivo.

O design interno é focado em proporcionar um ronco grosso e forte, mais encorpado do que os modelos GP, mas ainda assim com volume elevado. A ponteira em alumínio também ajuda a dissipar o calor e adiciona um detalhe de acabamento.

Esta é a opção ideal para o dono da moderna Titan 160 que busca um ronco esportivo potente sem o som estridente dos escapes GP. É para quem valoriza um visual mais elaborado e quer que o escapamento seja um ponto de destaque na customização.

Se você quer um som que impressione e um acabamento que demonstre atenção aos detalhes, o modelo Competition é uma escolha acertada.

Prós
  • Ronco grave e encorpado, com volume alto.
  • Ponteira de alumínio melhora a estética e a dissipação de calor.
  • Visual moderno que combina com as linhas da Titan 160.
Contras
  • O alumínio da ponteira é anodizado e pode desbotar com o tempo e a exposição ao sol.
  • O som alto pode estar acima dos limites legais em algumas fiscalizações.
  • Requer limpeza cuidadosa para não danificar a pintura preta e o acabamento da ponteira.

6. Pro Tork Competition para Titan 150 Azul

A funcionalidade deste escapamento é idêntica à de outros modelos da linha Competition, mas seu grande diferencial é a estética. A ponteira de alumínio anodizado em azul vibrante foi projetada para ser o ponto focal da customização da sua Titan 150.

Ele permite que o proprietário crie uma harmonia visual com outros componentes azuis na moto, como manoplas, retrovisores ou adesivos. O som segue o padrão da linha: forte, grave e com bom volume.

Este escapamento é para o customizador que pensa em cada detalhe do projeto visual. Se a sua moto tem o azul como cor tema, esta é a escolha óbvia. Ele serve menos como um upgrade de performance e mais como uma peça de design, que também entrega o ronco esportivo desejado.

É perfeito para quem quer uma moto com visual coeso e montada para se destacar em exposições e encontros.

Prós
  • Ponteira azul permite personalização baseada em um esquema de cores.
  • Oferece o ronco grave e popular da linha Competition.
  • Combina corpo preto fosco com o destaque da cor, criando um visual equilibrado.
Contras
  • A cor azul anodizada é sensível a produtos de limpeza agressivos e pode desbotar.
  • Limita a versatilidade do projeto; se você mudar a cor da moto, o escape pode não combinar mais.
  • O preço é ligeiramente maior que versões sem ponteira colorida, sendo um custo puramente estético.

7. Pro Tork Next para Titan e Fan 150/160

O Pro Tork Next é a opção para quem busca um meio-termo. Seu design é mais robusto e moderno que o escapamento original, mas menos radical que os modelos GP ou Competition. A ponteira hexagonal com acabamento que imita fibra de carbono confere um toque de sofisticação e esportividade discreta.

O ronco é mais abafado e grave, proporcionando um som esportivo sem o excesso de ruído, sendo mais confortável para viagens e uso diário prolongado.

Este escapamento é ideal para o motociclista maduro que deseja melhorar o som e a aparência da sua Titan ou Fan, mas sem adotar um visual de corrida juvenil. É perfeito para quem usa a moto para trabalhar e também para passeios no fim de semana e quer um som que seja prazeroso de ouvir, mas que não cause fadiga auditiva.

A aparência sofisticada combina bem com motos que têm poucos ou nenhum outro acessório chamativo.

Prós
  • Design moderno e discreto, com acabamento estilo fibra de carbono.
  • Ronco grave e mais controlado, confortável para longas distâncias.
  • Boa opção de upgrade para quem quer fugir dos modelos mais comuns.
Contras
  • O acabamento que imita carbono é um adesivo ou pintura e pode ser danificado com o tempo.
  • Pode não agradar quem busca o máximo de volume sonoro.
  • O design hexagonal pode não harmonizar com todos os estilos de customização.

8. Pro Tork Competition para Titan 150 Verde

Assim como sua contraparte azul, o Pro Tork Competition com ponteira verde é um item de customização visual. Ele foi criado para motociclistas que estão montando um projeto com a cor verde como destaque, seja em referência a marcas de competição ou apenas por preferência pessoal.

A base em aço preto fosco e a ponteira de alumínio verde criam um contraste forte e atraente. O som é o característico grave e alto da linha Competition.

A escolha deste produto é puramente estética, voltada para o construtor de projetos que se atenta aos mínimos detalhes. Se você está personalizando sua Titan 150 com detalhes em verde, este escapamento amarra o visual do conjunto.

É para quem exibe a moto com orgulho e quer que cada componente reflita um plano de design bem pensado.

Prós
  • Ponteira verde oferece uma opção de personalização única.
  • Combina o ronco esportivo consagrado da linha com um visual exclusivo.
  • Ideal para projetos com tema de cor específico.
Contras
  • A cor verde anodizada pode desbotar sob sol intenso ou com o uso de produtos químicos.
  • O apelo é limitado a projetos que incorporam a cor verde.
  • Custo adicional pelo detalhe colorido que não impacta a performance.

9. Pro Tork USA Racing para Titan e Fan

O Pro Tork USA Racing se diferencia pelo seu design mais longo e robusto, inspirado em escapamentos de motos de maior cilindrada. A ponteira não é tão curta quanto a dos modelos GP, resultando em um ronco mais grave e profundo, em vez de agudo e estridente.

O acabamento cromado e a construção em aço dão um ar mais clássico e 'estradeiro' à moto. É um escape que impõe respeito pelo tamanho e pelo som encorpado.

Este modelo é perfeito para o motociclista que quer dar à sua Titan ou Fan uma aparência de moto maior e mais potente. É para quem prefere um ronco mais 'borbulhante' e grave, similar ao de algumas motos custom, em detrimento do som de alta rotação dos modelos GP.

Se você busca um visual imponente e um som que preencha o ambiente sem ser excessivamente agudo, o USA Racing é uma excelente pedida.

Prós
  • Produz um ronco grave, profundo e encorpado.
  • Design robusto que confere aparência de moto maior.
  • Acabamento cromado para um visual clássico e brilhante.
Contras
  • É um dos modelos mais pesados devido à sua construção em aço e tamanho.
  • O cromo exige manutenção constante para evitar pontos de ferrugem.
  • O tamanho pode não agradar quem busca um visual minimalista.

10. Pro Tork Competition para Titan/Fan 150 Vermelho

Fechando a tríade de cores da linha Competition, o modelo com ponteira vermelha atende aos projetos de customização que usam essa cor como base. O vermelho é uma cor clássica no mundo do motociclismo, associada à esportividade e paixão, e este escapamento permite integrá-la diretamente na sua moto.

A combinação do preto fosco com o vermelho vibrante da ponteira de alumínio cria um visual de alto contraste e muito apelo esportivo. O som é o grave e forte já conhecido da linha.

Este escapamento é para o motociclista que montou sua Titan ou Fan com um tema vermelho. Seja para combinar com a pintura de fábrica da Honda, seja para criar um projeto personalizado, esta peça finaliza o conceito visual.

É a escolha de quem quer um ronco poderoso e um design que comunique velocidade e esportividade, alinhado ao restante da moto.

Prós
  • Ponteira vermelha ideal para projetos com essa paleta de cores.
  • Visual de alto contraste que chama atenção.
  • Ronco esportivo grave e potente.
Contras
  • A cor vermelha pode ser a primeira a mostrar sinais de desbotamento por calor e sol.
  • Preço elevado por um detalhe puramente cosmético.
  • Assim como os outros modelos coloridos, 'prende' o projeto a um esquema de cores.

Ronco Esportivo: O Que Define o Som do Escapamento?

O som de um escapamento, conhecido como ronco, é determinado por seu design interno. Modelos esportivos geralmente possuem um sistema de fluxo direto ou com menos câmaras e abafadores que o original.

Isso permite que os gases do motor saiam com menos restrição, gerando um som mais alto. O diâmetro e o comprimento do tubo, assim como o formato da ponteira, também influenciam o tom.

Escapes curtos e diretos, como os modelos GP, tendem a produzir um som mais agudo e estridente. Escapes mais longos ou com algum tipo de abafador interno, como o Next ou o USA Racing, produzem um som mais grave e encorpado.

Material e Acabamento: Cromado vs. Preto Fosco

A maioria dos escapamentos esportivos de entrada é feita de aço carbono. É um material resistente e de baixo custo, mas suscetível à ferrugem se a camada de proteção (cromo ou tinta) for danificada.

O acabamento cromado oferece um visual clássico e brilhante, mas exige polimento regular para manter a aparência e evitar a oxidação. Já o preto fosco proporciona um visual moderno e furtivo, mas é mais sensível a riscos e arranhões, que podem expor o metal e iniciar um ponto de ferrugem.

As ponteiras, por sua vez, são frequentemente feitas de alumínio, um material mais leve que pode ser anodizado em várias cores, como visto na linha Competition.

A Troca do Escapamento Afeta a Performance da Moto?

Para os modelos analisados, a principal mudança é sonora e estética. A redução do peso e a menor restrição podem gerar uma pequena melhora na resposta em altas rotações, mas isso geralmente vem acompanhado de uma leve perda de força em baixas rotações (torque).

Isso acontece porque o motor foi projetado para funcionar com a contrapressão do escape original. Para ganhos reais de performance, a troca do escapamento deveria ser acompanhada de um ajuste na alimentação, seja no carburador (para motos mais antigas) ou com o remapeamento da injeção eletrônica.

Sem esse ajuste, a mudança na performance é quase imperceptível para a maioria dos pilotos.

Perguntas Frequentes

Conheça nossos especialistas

Artigos Relacionados