Qual Melhor Cabo Para Microfone? O Guia Definitivo
Produtos em Destaque
Índice do Artigo
Escolher o cabo certo para seu microfone é tão decisivo quanto a escolha do próprio microfone. Um cabo de baixa qualidade pode introduzir ruídos, degradar o sinal e comprometer toda a sua gravação ou apresentação.
Este guia analisa os melhores cabos do mercado, explicando as diferenças cruciais entre conectores e tecnologias. Aqui, você encontrará a opção perfeita que garante a integridade do seu áudio, seja para um home studio, um estúdio profissional ou para os palcos.
XLR vs P10: Qual Conector Você Precisa?
A primeira decisão ao comprar um cabo de microfone é o tipo de conector. Os dois mais comuns são XLR e P10. A escolha depende diretamente do seu microfone e do equipamento ao qual ele será conectado, como uma mesa de som ou interface de áudio.
Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo
- XLR: É o padrão profissional. Possui três pinos e uma trava de segurança, garantindo uma conexão firme e estável. A principal vantagem do conector XLR é sua capacidade de transmitir um sinal balanceado, que é fundamental para eliminar ruídos e interferências, especialmente em cabos longos. Quase todos os microfones condensadores e a maioria dos dinâmicos profissionais usam essa conexão.
- P10: Também conhecido como 'plug de guitarra', pode ser de dois tipos: TS (mono, não balanceado) ou TRS (estéreo ou balanceado). Para microfones, a conexão P10 é geralmente não balanceada, o que a torna mais suscetível a ruídos. É encontrada em microfones mais simples ou em equipamentos que não possuem entrada XLR. A conexão P10 TRS balanceada existe e é usada para conectar equipamentos de estúdio, mas é menos comum para microfones diretamente.
Análise: Os 10 Melhores Cabos Para Microfone
1. Santo Angelo Ninja XLR/XLR (3,05 Metros)
O Santo Angelo Ninja XLR/XLR é um verdadeiro clássico e a escolha segura para a maioria das aplicações. A marca Santo Angelo é uma referência no mercado brasileiro, conhecida pela durabilidade e confiabilidade de seus produtos.
Este cabo possui conectores XLR macho e fêmea niquelados, que garantem uma boa condutividade e resistência à corrosão. A bitola de 0,30mm² (22 AWG) e a blindagem eficaz o tornam um produto robusto para o uso diário.
Este modelo de 3,05 metros é perfeito para quem está montando um home studio ou precisa de um cabo para pequenas apresentações. Ele oferece um bom equilíbrio entre mobilidade e organização, evitando o excesso de fios no chão.
É a opção ideal para conectar microfones dinâmicos ou condensadores a interfaces de áudio, mesas de som e pré-amplificadores que ficam próximos à fonte de som. Para vocalistas e podcasters que gravam em uma posição fixa, este comprimento é mais que suficiente.
- Marca de alta confiabilidade e reputação no Brasil.
- Construção robusta com boa blindagem contra ruídos.
- Excelente custo-benefício para uso em home studio.
- O comprimento de 3,05 metros é limitante para palcos grandes.
- Conectores niquelados são bons, mas não possuem a mesma condutividade que os banhados a ouro.
2. UGREEN Cabo XLR Profissional (1 Metro)
O cabo XLR da UGREEN se destaca pela qualidade de construção superior em sua faixa de preço. Ele utiliza cobre livre de oxigênio (OFC) em seus condutores, o que melhora a clareza do sinal.
Além disso, possui uma blindagem tripla, composta por uma camada de cobre trançado, folha de alumínio e fios de algodão, oferecendo proteção máxima contra interferências eletromagnéticas (EMI) и de radiofrequência (RFI).
Os conectores de metal são sólidos e a capa de PVC é flexível e resistente.
Com apenas 1 metro, este cabo é a escolha ideal para setups de áudio extremamente compactos e organizados. É perfeito para conectar um microfone de mesa a uma interface de áudio que está logo ao lado, ou para ligar equipamentos em um rack de estúdio.
Se você detesta bagunça de cabos e precisa apenas de uma conexão curta e de alta qualidade entre dois pontos fixos, a UGREEN oferece uma solução limpa e com excelente blindagem. É uma ótima opção para youtubers e streamers com setup fixo.
- Blindagem tripla para máxima rejeição de ruído.
- Condutores de cobre livre de oxigênio (OFC).
- Conectores de metal robustos e duráveis.
- Extremamente curto (1 metro), limitando o uso a setups muito próximos.
- Pode ser um pouco rígido devido à blindagem múltipla.
3. Santo Angelo Ninja P10/XLR (3,05 Metros)
Este cabo da linha Ninja da Santo Angelo resolve um problema específico: conectar um microfone com saída XLR a um equipamento que só possui entrada P10. É comum encontrar essa necessidade em caixas de som amplificadas, mesas de som mais simples ou até mesmo alguns amplificadores de instrumentos.
A qualidade de construção segue o padrão da marca, com boa blindagem e conectores confiáveis.
Este cabo é destinado ao músico ou palestrante que precisa de versatilidade. Se você costuma tocar ou falar em locais diferentes e nem sempre sabe qual tipo de entrada estará disponível, ter um cabo XLR para P10 é uma garantia.
No entanto, é fundamental entender que essa conexão, usando um P10 do tipo TS (mono), será não balanceada. Isso significa que ele é mais indicado para distâncias curtas, como os 3,05 metros oferecidos, para minimizar a captação de ruídos.
- Solução prática para conectar microfones a entradas P10.
- Qualidade e durabilidade da marca Santo Angelo.
- Comprimento versátil para pequenas apresentações e ensaios.
- A conexão P10 é não balanceada, tornando-a mais suscetível a ruídos que um cabo XLR/XLR.
- Não é ideal para gravações de estúdio que exigem máxima fidelidade.
4. Cabo P10 Stereo/XLR Balanceado (3 Metros)
Este cabo é uma peça técnica importante para quem trabalha com áudio. Diferente do cabo anterior, ele utiliza um conector P10 do tipo TRS (estéreo), que possui três contatos. Isso permite que o cabo mantenha um sinal balanceado entre a saída XLR do microfone e uma entrada P10 TRS balanceada, encontrada em muitas interfaces de áudio e mesas de som profissionais.
A principal vantagem é usufruir da rejeição de ruído de um sinal balanceado mesmo usando um conector P10.
Este cabo é a escolha correta para o produtor musical ou técnico de som que precisa conectar um microfone a uma entrada de linha balanceada (Line In) de sua interface ou mixer. É fundamental verificar se a entrada P10 do seu equipamento é de fato TRS e balanceada.
Se for, este cabo garante uma transmissão de sinal limpa e sem perdas, sendo uma excelente alternativa quando as entradas XLR já estão ocupadas. Não é um cabo para iniciantes, mas sim para quem entende seu equipamento.
- Mantém o sinal balanceado, com ótima rejeição a ruídos.
- Permite conectar microfones a entradas de linha TRS balanceadas.
- Ideal para otimizar as conexões em interfaces de áudio.
- Inútil se a entrada P10 do equipamento for mono (TS) e não balanceada.
- Pode gerar confusão para usuários menos experientes.
5. PlusCable XLR/XLR Conexões em Metal (5 metros)
O cabo da PlusCable se apresenta como uma alternativa econômica para quem precisa de um comprimento maior. Com 5 metros, ele oferece mais liberdade de movimento em um home studio ou em um palco pequeno.
Os conectores de metal são um ponto positivo, conferindo uma sensação de maior durabilidade em comparação com conectores de plástico encontrados em opções de baixíssimo custo. A blindagem é funcional para a maioria dos ambientes domésticos.
Este cabo é ideal para quem está começando e precisa de uma solução acessível com um bom alcance. Se você é um músico que ensaia em casa, um podcaster que precisa de mais flexibilidade de posicionamento ou precisa de um cabo reserva para emergências, o PlusCable de 5 metros cumpre bem a função.
Para gravações críticas em estúdio ou ambientes com muita interferência elétrica, pode ser interessante investir em um modelo com blindagem superior.
- Preço acessível para um cabo de 5 metros.
- Conectores de metal para maior durabilidade.
- Comprimento versátil para ensaios e home studios.
- A qualidade da blindagem pode não ser suficiente para ambientes profissionais.
- A durabilidade a longo prazo pode ser inferior a marcas como Santo Angelo.
6. Santo Angelo Ninja LW XLR/XLR (7,62 Metros)
Voltando à Santo Angelo, o modelo Ninja LW de 7,62 metros é a solução para quem precisa de alcance. A sigla LW indica que é uma versão com um revestimento mais leve, mas mantendo a qualidade interna de condutores e blindagem da linha Ninja.
Este comprimento é um padrão em muitas produções ao vivo, permitindo que vocalistas e instrumentistas se movimentem com liberdade pelo palco.
Este cabo é a escolha perfeita para músicos de palco, igrejas e casas de evento. O comprimento de 7,62 metros é o ponto ideal que atende a maioria dos palcos de pequeno e médio porte sem criar um excesso de cabo difícil de gerenciar.
Por ser um cabo balanceado de uma marca confiável, ele garante que o sinal permaneça limpo mesmo nessa distância. Para quem leva o próprio equipamento para shows, ter um cabo deste comprimento e qualidade é essencial.
- Excelente comprimento para uso em palcos.
- Confiabilidade e durabilidade da marca Santo Angelo.
- Sinal balanceado que garante áudio limpo em longas distâncias.
- Excesso de cabo para um setup de home studio compacto.
- O preço é mais elevado devido ao maior comprimento.
7. Mxt Cabo Microfone Cannon M/F (5 Metros)
O cabo da Mxt é outra opção focada no custo-benefício. Usando o termo 'Cannon', uma antiga denominação para conectores XLR, ele oferece uma conexão balanceada padrão em um pacote de 5 metros.
A construção é simples e funcional. Não espere materiais premium, mas sim um cabo que cumpre sua função básica de transmitir o sinal de áudio de um ponto a outro sem grandes complicações.
Este é o cabo para quem tem um orçamento muito limitado ou precisa comprar vários cabos de uma só vez, como para sonorizar uma sala de ensaio ou uma pequena banda. É uma opção funcional para quebrar um galho ou para aplicações menos críticas, como microfones de comunicação ou karaokê.
Se sua prioridade máxima é o preço baixo, o cabo da Mxt entrega o que promete, mas a durabilidade e a eficiência da blindagem em ambientes hostis podem ser um ponto fraco.
- Preço extremamente competitivo.
- Comprimento de 5 metros é bastante útil.
- Funcional para aplicações não críticas.
- Qualidade de construção e materiais são básicos.
- Blindagem pode ser insuficiente em locais com muita interferência.
8. Cabos & Plugs XLR Balanceado (3m)
Similar ao Mxt e PlusCable, o cabo da 'Cabos & Plugs' foca em ser uma solução econômica. Ele oferece um cabo XLR/XLR balanceado de 3 metros, um comprimento padrão para home studio.
Os conectores são de metal, o que é um bom sinal de durabilidade, e o cabo possui a flexibilidade necessária para o manuseio diário. É um produto sem luxos, projetado para fazer o trabalho.
Este cabo é uma boa escolha para o iniciante em produção musical ou para quem precisa de um cabo extra para seu setup. O comprimento de 3 metros e a conexão balanceada o tornam adequado para gravações caseiras de voz ou instrumentos.
Se você está montando seu primeiro home studio e precisa economizar em acessórios para investir mais em um microfone ou interface, esta é uma opção viável que não compromete a funcionalidade básica.
- Ótimo preço para um cabo balanceado de 3 metros.
- Conectores de metal.
- Ideal para iniciantes e setups de baixo custo.
- Marca menos conhecida, o que pode gerar incerteza sobre o controle de qualidade.
- A eficiência da blindagem é uma incógnita em ambientes ruidosos.
9. Cabo Profissional P10 Mono Xlr (10 Metros)
Este cabo de 10 metros com conexão XLR para P10 Mono (TS) é um produto de nicho e que exige cautela. O grande comprimento é útil para palcos grandes, mas a conexão P10 não balanceada é o seu ponto fraco.
Em uma distância de 10 metros, um cabo não balanceado se torna uma antena gigante, altamente suscetível a captar ruídos de luzes, celulares e outros equipamentos elétricos.
Este cabo só deve ser considerado em situações muito específicas e como último recurso. Por exemplo, para conectar um microfone dinâmico a uma caixa de som amplificada que está muito distante e só tem entrada P10.
Para qualquer tipo de gravação ou apresentação profissional, usar um cabo não balanceado de 10 metros é arriscado. O ideal para essa distância seria usar um cabo XLR/XLR e, se necessário, um adaptador ou Direct Box na ponta para converter o sinal.
- Grande alcance com 10 metros de comprimento.
- Resolve a necessidade de conexão XLR-P10 a longas distâncias.
- Sinal não balanceado o torna extremamente vulnerável a ruídos em 10 metros.
- Qualidade de áudio pode ser seriamente comprometida.
- Não recomendado para aplicações profissionais.
10. PlusCable Audio P10 para XLR Fêmea (3 Metros)
O cabo P10 para XLR Fêmea da PlusCable é funcionalmente idêntico ao modelo da Santo Angelo (item 3), mas posicionado em uma faixa de preço mais agressiva. Ele permite conectar um microfone XLR a uma entrada P10.
A construção é básica, com conectores de metal e um cabo de 3 metros, ideal para uso em curta distância onde a interferência não é uma grande preocupação.
Este produto é para o usuário ocasional ou para quem precisa de uma solução de baixo custo para conectar um microfone a um amplificador de guitarra ou a uma caixa multiuso para um discurso rápido.
Para ensaios em casa ou pequenas jams, ele funciona. Se você precisa de um cabo para ligar seu microfone dinâmico em uma festa de família ou evento casual, o custo-benefício do PlusCable é o seu principal atrativo.
- Preço muito baixo.
- Resolve o problema de conectar XLR em entradas P10.
- Comprimento adequado para uso casual e doméstico.
- Sendo uma conexão não balanceada, não é ideal para gravações.
- A durabilidade dos materiais pode ser limitada com uso intenso.
Cabo Balanceado vs Não Balanceado: Faz Diferença?
Sim, faz uma diferença enorme. Um cabo não balanceado usa dois fios: um para o sinal e outro para o terra. Ele é simples, mas vulnerável a interferências. Um cabo balanceado usa três fios: um para o terra, um para o sinal (positivo) e um terceiro que carrega uma cópia invertida do sinal (negativo).
Na entrada do equipamento (mesa de som, interface), o sinal invertido é desinvertido e somado ao original. Qualquer ruído captado igualmente pelos dois fios de sinal acaba sendo cancelado nesse processo.
Na prática, isso significa que cabos balanceados, tipicamente os XLR/XLR ou XLR/P10-TRS, são imunes a zumbidos, chiados e outras interferências. Para gravações em estúdio, apresentações ao vivo ou qualquer situação que exija áudio limpo, a escolha por um cabo balanceado é obrigatória.
Cabos não balanceados (como os XLR/P10-TS) só devem ser usados em distâncias muito curtas (menos de 3 metros) e em ambientes com pouco risco de interferência.
Comprimento do Cabo: Qual o Tamanho Ideal?
O tamanho ideal do cabo depende exclusivamente da sua aplicação. Usar um cabo muito longo sem necessidade pode criar bagunça e até mesmo aumentar a chance de captar ruídos, mesmo com cabos balanceados.
Usar um cabo muito curto restringe seus movimentos e a praticidade.
- 1 a 3 metros: Perfeito para setups de mesa (home studio, podcast, streaming), onde o microfone fica próximo da interface de áudio. Mantém o ambiente organizado.
- 5 a 7 metros: É o comprimento mais versátil. Ideal para pequenos palcos, igrejas, salas de ensaio e estúdios maiores, oferecendo boa liberdade de movimento.
- 10 metros ou mais: Necessário para palcos grandes, eventos ao ar livre ou estúdios onde a mesa de som fica em uma sala de controle separada. Exige um cabo balanceado de alta qualidade.
Marcas em Destaque: Santo Angelo, UGREEN e Mais
A marca de um cabo diz muito sobre sua durabilidade e confiabilidade. Santo Angelo é a gigante nacional, um padrão da indústria musical brasileira conhecido pelo excelente custo-benefício e produtos que aguentam o tranco da estrada.
É a escolha segura para a maioria dos músicos e técnicos.
UGREEN vem se destacando globalmente por oferecer produtos com qualidade de construção acima da média por preços competitivos. O uso de materiais como cobre OFC e blindagem tripla em seus cabos os torna uma opção fantástica para quem busca máxima rejeição de ruído sem gastar uma fortuna.
Já marcas como PlusCable e Mxt focam no segmento de entrada, oferecendo produtos funcionais com o menor preço possível, ideais para iniciantes ou uso casual.
Perguntas Frequentes
Conheça nossos especialistas

Fundador e Diretor de Conteúdo
Leandro Almeida Leblanc
Fundador do QualMelhorComprar. Jornalista (UFRJ) com MBA em E-commerce (ESPM) e 15 anos de experiência em análise de consumo. Leandro trocou o trabalho em grandes varejistas pela missão de ajudar o brasileiro a fazer a melhor compra, unindo preço, qualidade e o momento certo.

Nossa Equipe de Redação
Redação QualMelhorComprar
Produção de conteúdo baseada em curadoria de informação e análise de especialistas. A equipe de redação do QualMelhorComprar trabalha diariamente para fornecer a melhor experiência de escolha de produtos e serviços a mais de 8 milhões de usuários.


























